Bem-vindo. Hoje é
1

Ética Profissional na Área de Computação

sábado, 9 de abril de 2011 ·

Os códigos de ética das sociedades profissionais da área de computação geralmente contemplam alguns aspectos básicos e que não raro conflitam entre si. Nesses casos, a priorização normalmente é deixada para o bom senso de cada profissional. Porém, algumas considerações são oferecidas em numa hierarquia crescente de valores, que vai do interesse individual ao interesse geral da sociedade.


Umas das maiores dificuldades em criar um código de ética estável para os profissionais na área de computação, processamento de dados e afins é a alta dinamicidade da profissão. Novas tecnologias vão surgindo a cada dia e o que foi escrito como regra em pouco tempo corre o risco de se tornar desatualizado, em desuso.

Casos envolvendo aspectos éticos na área de computação estão aparecendo cada vez com mais frequência em nosso dia a dia, muitas vezes ganhando largo espaço nos jornais e na televisão. Exemplos comuns são os casos de acesso não autorizado a redes de computadores, vírus e pirataria de software. Não há dúvidas de que é necessário alertar e preparar os estudantes de graduação para que possam, no futuro, saber como se posicionar diante de situações éticas com as quais possam se deparar no exercício da profissão.

1 comentários:

Anônimo disse...
11 de abril de 2012 às 15:29  

Olá preciso fazer apresentar um seminario que fale sobre a etica em informatica gostaria de uma ajuda caso fosse possivel desde já mui agradecida.
abços |Elisandra
elisandrasoccol@hotmail.com

Meus Leitores

Postagens populares