Bem-vindo. Hoje é
0

Como prolongar a vida útil da bateria do notebook?

quinta-feira, 14 de abril de 2011 · 0 comentários

Já faz tempo que os notebooks e netbooks vêm ganhando grande espaço na vida das pessoas. Podemos levar nossa máquina para qualquer lugar como também podemos ter acesso à internet onde desejarmos. Usamos para trabalhar, jogar, conversar com amigos, visitar páginas, enfim, inúmeras serventias. O grande inconveniente é quando a bateria acaba e você não tem uma tomada a vista para continuar com o uso. Bom, isso deverá acontecer depois de usar por algumas horas, é inevitável. Um dos maiores problemas com os notebooks é o que diz respeito a bateria. Muitas vezes por mal uso ela pode morrer antes do tempo. Veja então as dicas de como prolongar a vida de sua bateria:

1. Muito importante, tenho como principal dica: Nunca utilize o notebook até a bateria acabar. Este procedimento irá fazer com que diminua a vida útil da sua bateria

2. Mantenha seu notebook longe do calor. A vida útil de uma bateria pode acabar antes do tempo em decorrência do calor excessivo. Mantenha sempre as saídas de ar do notebook livres, elas geralmente encontram-se nas laterais da máquina. Deste modo, nunca trabalhe com seu notebook em cima de travesseiros ou almofadas, prefira uma base sólida ou mesmo uma mesa.

3. Não retire a bateria de seu notebook quando estiver ligado, como também no modo de espera. Além de prejudicar o que está fazendo, poderá causar danos ainda para o hardware. Do mesmo modo, a bateria não deve ser colocada quando o notebook estiver ligado.


4. Descanse a bateria. Caso você tenha o costume de trabalhar com seu notebook sempre ligado a uma tomada, por mais de uma semana , é recomendável que retire a bateria de seu notebook. Se não realizar esse processo a bateria terá muito desgaste, pois assim que ela descarrega um pouco, logo é carregada novamente, e isso causa muito calor, o que é extremamente prejudicial.

5. Caso precise guardar por um tempo seu notebook, nunca deixe uma pequena carga de bateria. Caso faça, ao tentar ligá-lo novamente poderá acontecer de sua máquina não funcionar de vez, pois o pouco de bateria que restava foi a zero.

6. Prefira deixar no modo Hibernação ao Modo de espera. O modo Hibernação poupa muito mais energia e assim, você pode deixar o trabalho em aberto que havia começado e retomar quando achar necessário.

7. Não realize muitas tarefas ao mesmo tempo. Não deixe seus e-mails abertos, faça um trabalho de texto e ainda escute música. Faça um de cada vez, caso esteja somente com a bateria. Assim, você terá mais tempo de uso.

8. Altere as opções de energia de seu notebook. Para fazer isso, acesse o Painel de Controle de seu notebook e escolha a opção “Opções de Energia”.No local onde diz “Esquemas de energia”, escolha a opção “Maximizar bateria”. Esta opção faz com em 1 minuto sem uso, a tela do seu notebook seja desligada, e em dois minutos ficará no modo de espera.

9. Escureça a tela. Uma forma bastante eficaz de contribuir para a bateria é diminuir o brilho da tela do notebook. A maioria dos notebooks traz teclas de atalho no próprio teclado, porém cada fabricante possui uma forma diferente de alterar esta configuração, se necessário consulte o manual da fábrica para saber como modificar esta opção.

10. Mantenha sempre limpa as extremidades do seu notebook, para que possa circular o ar e não aquecer demais seu aparelho. Lembre-se: nunca molhe sua máquina, a água é um grande vilão da bateria.

Espero ter contribuído com estas 10 dicas de como prolongar a vida útil da bateria do seu notebook. A melhor opção é sempre cuidar e assim, evitar que surja algum imprevisto indesejado.

Meus Leitores

Postagens populares