Bem-vindo. Hoje é
0

IE9, Firefox 4 ou Chrome 10: qual é o melhor?

sábado, 2 de abril de 2011 · 0 comentários

Já faz tempo que o veterano Internet Explorer não é mais o “rei dos browsers”. O navegador da Microsoft viu seu império ameaçado com o surgimento dos fortes rivais Firefox, da Mozilla, e o Chrome, da Google. Mas, no mês passado, com o lançamento do Explorer 9.0 o cenário mudou de vez. A disputa nunca esteve tão apertada entre as diferentes propostas.

A última versão do Explorer mudou muito em relação às anteriores. O primeiro impacto é visual; com ícones e barras menores, o espaço para visibilidade de conteúdo está bem maior. Além disso, agora a barra de URL mostra um mini-histórico das últimas páginas acessadas e também alguns sites que foram adicionados aos favoritos. Esta mesma barra de endereço ainda serve como buscador. Você escolhe: pode ser Google, Bing, Yahoo ou Ask Search. O Explorer também está mais rápido, mais leve e com visual mais “clean”. Para quem abandonou o navegador com a chegada dos concorrentes, vale a pena experimentar o novo 9.0.

O Chrome é, certamente, a grande inspiração das novas versões dos concorrentes. Com um visual bastante clean e rapidez desde sua primeira versão, o browser conquistou muita gente. Você sabia que o navegador é reformulado a cada seis semanas? No Chrome as atualizações de versão ocorrem automaticamente e de modo invisível.

O Firefox 4, nova versão do browser da Mozilla, também está de cara nova. Com inspiração clara no Chrome, agora você pode deixar as abas de navegação no topo da página, deixando a barra de endereços mais compacta e mais espaço para a visualização dos sites. Os menus do navegador estão quase escondidos. Para acessá-los, basta clicar no canto esquerdo, no ícone laranja "Firefox". Diferente do Internet Explorer 9 e do Chrome, a Mozilla preferiu manter a busca separada da barra de endereços.

Assim como no Chrome, as grandes mudanças no Firefox 4 estão naquelas coisas que nós não podemos ver. Agora, o browser suporta a linguagem HTML5, e está muito mais rápido e seguro que sua versão anterior. Além disso, com o novo Firefox Sync, você pode compartilhar seus favoritos, históricos, preferências e senhas em qualquer computador que tenha o Firefox instalado.

Agora vamos aos fatos. Testes recentes mostraram que a performance dos três navegadores é bastante próxima uma da outra, mas existe, sim, diferença. O Firefox 4 é muito favorecido por suportar o HTML5, o que melhora seu processamento, tempo de inicialização e uso de memória. Nesses mesmos quesitos, o Explorer 9.0 surpreendeu: é o mais rápido e mais leve de todos. Já a versão 10 do Chrome ficou atrás. Mas, como a nova versão já está chegando, a situação deve mudar de novo.

Total de visualizações de página

Mais Buscadas

Siga-me

Meus Leitores